Premier North West Derby – Manchester United vs Liverpool

 Premier North West Derby – O frente-a-frente dos colossos ingleses no “Teatro dos Sonhos”

Old traford palco da premier North West Derby

A Premier North West Derby – Manchester United vs Liverpool

 

Premier North West Derby- Regressam os campeonatos e o Rivalidades desta semana faz a sua primeira paragem em terras de “Sua Majestade”, para aquele que é o considerado o maior e mais histórico jogo do futebol inglês:

North West Derby” é o seu nome, apesar de não serem rivais da mesma cidade. Os ingleses cunham-no de “derby” pela proximidade das duas localidades, que distam pouco mais de 50 quilómetros uma da outra. Mas nós vamos chamar-lhe “clássico”.

Os dois clubes mais bem-sucedidos de Inglaterra, quer a nível interno, quer a nível europeu, voltam a encontrar-se para a Premier League no próximo domingo, em jogo que decorre no “Teatro dos Sonhos” – Old Trafford –, casa do United, pelas 16h30.

Michel Owen jogador num dos Premier North West Derby

Man United vs Liverpool – Premier League – AudioTip

AudioTip disponível em breve aqui

O nascimento da rivalidade

As cidades de Liverpool e Manchester nutrem uma animosidade entre si desde a luta pela supremacia económica e industrial daquela parte do país. Durante o século XVIII, Manchester foi a mais relevante, com o seu porto a servir de ancoragem para tudo e mais alguma coisa, ocupando lugar de destaque para todo o Reino Unido.

Nos anos que se seguiram, dentro já dos séculos XIX e XX, Liverpool veio a assumir lugar de destaque devido à modernização da sua capacidade portuária, superando mesmo o que se fazia em Manchester.

A “cidade dos Beatles” chegou mesmo a ser considerada a segunda mais importante do Império Britânico.

Foi aqui que a classe trabalhadora de ambas as cidades começou a cultivar este ódio de estimação uma pela outra, que muitas vezes era mesmo extensível aos políticos, que não se “calavam” e criticavam tudo aquilo que conseguiam – Premier North West Derby – Manchester United vs Liverpool

 

Bónus especial no Rivalidades para o Jogo Manchester United vs Liverpool – Aproveita já!

 

O futebol veio só polvilhar de picante o North West Derby, que já se fazia nas dimensões económicas e industriais.

No primeiro jogo entre as duas equipas, o Manchester United ainda nem se chamava assim: o seu nome era Newton Heath. Corria a época 1893/94, quando o Newton terminou no último lugar da First Division, enquanto o Liverpool FC terminou no primeiro lugar da Second Division.

Nesta altura, estas classificações davam lugar a um play-off, onde o vencedor ganhava o direito de disputar a primeira divisão no próximo ano e o outro – está-se mesmo a ver – iria para o segundo escalão.

Nascia a rivalidade futebolística, com o Liverpool a levar a melhor por 2-0, relegando o seu (futuro) grande rival para a segunda.

Os desastres que os fãs insistem em desrespeitar

A rivalidade entre Reds e Red Devils é de tal forma acirrada, que algumas vezes são cometidos excessos pelos seus fãs, algo que é muito criticado numa imprensa inglesa que é implacável com este tipo de atitude. Um dos principais é quanto cantam e glorificam as tragédias em que pessoas ligadas ao Manchester United e Liverpool estiveram envolvidos.

Antes de avançar, importa referir que no século XX, ambas as equipas estiveram envolvidas em grandes tragédias, como já referimos, momentos negros que as marcaram para o futuro e que vamos explicar sinteticamente abaixo.

Desastre Aéreo de Munique: Em 1958, os “Busby Babes” – como era conhecida aquela classe de craques do Manchester United – sofreram um grave acidente, juntamente com jornalistas e adeptos do clube, que seguiam numa aeronave. Morreram 23 das 44 pessoas que seguiam no avião, que se despenhou após tentativa de aterragem falhada, em Munique.

Tragédia de Heysel: Final da Taça dos Campeões Europeus de 1985, que opunha Liverpool e Juventus. Com os hooligans de ambos os clubes a provocarem confrontos já fora do estádio, adivinhava-se um novo capítulo no seu interior. Tal aconteceu, mas ninguém imaginaria o que iria acontecer.

Os ingleses, em maior número, forçaram as grades que ladeavam o terreno de jogo e investiram sobre os adeptos italianos, o que provocou a queda de uma parede do estádio, devido à forte pressão humana naquele local. Morreram 39 adeptos, a grande maioria da Juventus, e houve um número indeterminado de feridos.

Manchester United vs Liverpool – Premier North West Derby 

hooligans no Premier North West Derby

Aliás, este acontecimento precipitou mesmo uma sanção pesada da UEFA aos clubes ingleses, algo nunca antes visto, suspendendo todas as equipas por cinco anos das provas desse organismo de tutela do futebol europeu. Um acontecimento que acordou o mundo para o problema do hooliganismo.

Tragédia de Hillsborough: Durante o jogo entre Sheffield Wednesday e Liverpool, no estádio com o fatídico nome, algumas bancadas onde estavam os adeptos dos Reds cederam, o que levou à morte de 96 pessoas e 776 feridos. Neste caso, o relatório oficial das autoridades não atribuiu a culpa a nenhuma pessoa, mas sim às condições do estádio e à sua sobrelotação.

Jogadores do liverpool no Premier North West Derby

A rivalidade “absurda”

Depois disto, era de pensar que toda a gente iria ter mais noção, não era? Pois, não aconteceu. Até figuras conhecidas de ambos os lados tiveram atitudes, no mínimo, questionáveis. Steven Gerrard – esse mesmo –, ao mostrar a sua casa num documentário, levou os entrevistadores ao local onde guardava as camisolas adversárias.

Tinha de todos os clubes possíveis e imaginários, menos do Manchester United. O próprio referiu que nunca iria ter uma camisola deles na sua casa.

Gary Neville, figura história dos Red Devils, foi multado por provocar os adeptos rivais e ainda suspenso, mas nunca disse que estava arrependido. Mais tarde, até acrescentou:

“Não posso com o Liverpool. Não posso com as pessoas, com o que eles significam… com nada que tenha a ver com eles”.

Dentro de campo e mais recentemente, há o mediático caso de Luis Suarez (Liverpool), que insultou Patrice Evra (Manchester), dirigindo-lhe mesmo palavras de índole racista, algo que lhe valeu uma punição de oito jogos de suspensão.

Muito antes disto, o defesa Neil Ruddock (Liverpool) partiu as duas pernas a Andy Cole (Manchester) num jogo de reservas, e em vez de pedir desculpa, disse que a sua intenção não era ter partido as duas, era só ter partido uma…

 

“Eu sei que isto não é grande coisa, nem é de gente esperta, mas foi fantástico. Destrui-o completamente”, disse o próprio.

 

A estatística

Felizmente, desde que há Premier League, sob essa designação, as leis de jogo estão mais apertadas e o problema do hooliganismo no Reino Unido foi tratado com mão de ferro, pelo que, podemos focar-nos mais em futebol, ao invés daquilo que o rodeia. Mas mesmo tudo o que está em volta é mais profissional, há mais tolerância e o fanatismo acaba por ser mais vezes um espetáculo digno de registo.

 Manchester United vs Liverpool

Bónus especial no Rivalidades para o Jogo Manchester United vs Liverpool – Aproveita já!

No que ao futebol diz respeito, ambas as equipas passaram por momentos em que dominaram o futebol inglês, com figuras relevantes de ambos os lados e que ficarão para sempre na retina de todos os que amam o “desporto-rei”.

No total, há equilíbrio em termos de títulos, mas o Manchester United tem mais vitórias no total de jogos para a Liga inglesa, Taça(s) de Inglaterra e competições europeias:

Manchester United – 80 vitórias
Liverpool – 66 vitórias
56 Empates

 

Nas suas casas, as míticas Old Trafford e Anfield Road, ambas as equipas são autoritárias e poucas vezes deixam os seus rivais sair de lá com a vitória. Os Reds têm 40 vitórias contra as 25 dos Red Devils, enquanto ao contrário a diferença é entre os 43 triunfos e as 16 derrotas.

Em termos de campeonatos, o título mais ansiado por todos os fãs, o Manchester United tem a dianteira, com 20 conquistados.

Mas o Liverpool tem 18 títulos no seu palmarés, porém tem também uma grande mágoa: desde 1989/90 que não vence o tão desejado troféu, algo que tenta mudar a todo o custo. Aliás, desde esta época, viu o seu grande rival ultrapassá-lo e tornar-se no clube mais bem-sucedido na liga inglesa.

Alex no Premier North West Derby

O gigante adormecido e o que tem vindo a acordar

Vimos passar nomes que nunca esqueceremos por estes jogos históricos, sejam jogadores, sejam treinadores. Os irmãos Neville, Ferdinand, Gerrard, Rooney, Fernando Torres, Kenny Dalglish, Ian Rush, Eric Cantona… Enfim, começámos e não acabávamos.

Porém, quero destacar aqui dois nomes, relativamente recentes, ambos treinadores, cada um deles ligado a um destes clubes. O primeiro de quem vou falar pautou o futebol inglês e mundial com a sua presença, conquistas e postura: Sir Alex Ferguson.

Estamos a falar de um homem que entrou para o clube em 1986 e que mudou por completo o figurino desta rivalidade. Até aqui, o Liverpool mandava. Aliás, a partir do ano em que a Premier League passou a chamar-se assim, mas o Manchester começou a arrebatar títulos e poucas vezes parou de o fazer – Premier North West Derby

Premier League

Esteve 27 anos ao leme do Manchester United e nem sempre ganhou – em Inglaterra não é fácil repetir campeonatos de sucesso –, tendo estado mesmo cerca de seis anos sem ganhar uma única liga inglesa.

Um dos treinadores mais marcantes do futebol mundial, que ganhou o respeito que hoje tem e que se retirou em 2013… uma decisão da qual os Red Devils nunca mais recuperaram. Tem uma bancada com o seu nome em Old Trafford, em jeito de homenagem.

Kloop no Premier North West Derby - Manchester United vs Liverpool

Por outro lado, há Jurgen Klopp pode parecer estranho. Mas ter escolhido o alemão, mas creio que está a ter no clube dos Beatles uma influência parecida à que Alex Ferguson teve no Manchester. Veja-se: Está há quatro anos nos Reds e ainda não conseguiu ganhar a Premier League.

Porém, com o tempo, o Liverpool está a jogar cada vez melhor e neste momento, até está a liderar a Premier League de forma destacada. Com dinheiro investido – como não poderia deixar de ser no futebol actual –, está a construir uma equipa fantástica, que no ano passado se sagrou campeã europeia.

A sua personalidade mais excêntrica e brincalhona, que aparece a jogadores, jornalistas e colegas de profissão, não deixa ninguém indiferente à sua presença.

 

Contudo é um homem que esconde pouco as suas emoções, (se tiver de festejar à frente de alguém, festeja, como aliás devia ser com todos os treinadores). Pois ele tem uma ideia de jogo por si designada como “futebol heavy metal”. Ou seja, com um ritmo constante e frenético.

Liga dos campeões de kloop em dias de véspera para Premier North West Derby - Manchester United vs Liverpool

A atualidade

Neste momento, assistimos ao declínio do Manchester, com instabilidade a todos os níveis e a perder por completo a mística que lá foi depositada por Sir Alex Ferguson. Em oposição, o Liverpool atravessa um dos seus melhores períodos no século XXI, sob a batuta de Klopp. Para além de ganhar, convence, com um futebol fantástico e jogadores de grande qualidade.

Carlos Ribeiro em Derby De Itália
Carlos Ribeiro – Jornalista no Rivalidades na Betopedia 

Contudo, entra para este jogo em primeiro lugar, com 24 pontos , então mais oito que o Manchester City, segundo classificado . Também com oito vitórias no mesmo número de partidas disputadas.

Apesar da sua má fase, o Man. United tem aqui a sua grande oportunidade para tirar o sorriso da cara dos rivais, beneficiando do fator casa. Os dados estão lançados e o “Super Sunday” vai ser escaldante no “Teatro dos Sonhos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *